segunda-feira, 9 de março de 2009

O Império do preto e a utopia da não tendência.



´´ Os anos 30, 40...eu quis mostrar diferentes shapes para todos os tipos de mulheres``.Essa foi uma das frases de Ricardo Tisci nos batsidores da Givenchy.Uma frase que faz muito sentido atualmente, visto que com a quantidade de informações que recebemos, fica cada vez mais difícil enquadrar um determinado tipo de estilo/música/pessoas, em um único espaço.
Tenho a sensação de que as coleções passadas de grandes marcas, mostravam tudo de uma maneira bem mais concisa. Nesse desfile de Ricardo Tisci percebemos claramente que, o que une as peças é trabalho de alfaiataria desconstruída, um pouco Rock'n Roll demais para a mulher Givenchy, na minha opinião. As peles que se assemelham com crinas de cavalo, as transparências e o clima western que pontuou a coleção merecem também atenção especial.


Tenho apenas um pequena crítica que gostaria de fazer a um ´´blog`` bem famosinho por a´, que disse que a tendência do momento, é a tendência da ´´não tendência``.

Gente isso é um absurdo né?

Dizer que a moda é democrática vá lá mas ´´não tendência``?


Estamos vivendo, querendo ou não, um momento de crise M-U-N-D-I-A-L e o que acontece...PRETO!nunca saiu de moda,nem vai sair...ma numa coleção de inverno da SPFW tanto preto, mesmo em marcas mais fortes como a Neon que, muito esperta fez uma coleção ´´ Couture``inspirada nos grandes criadores de moda e suas respectivas silhuetas.



Outra coisa que me chamou atenção foi o mais que esperado- bazar do Alexandre Herchcovitch.

Esse cara raramente, veja bem, raramente faz bazar, primeiramente por que tira muito do valor agregado das peças e outro por que nunca precisou, visto que seus produtos finais são confeccionados numa tiragem super pequena, apenas o que vai vender mesmo. Uma camiseta que tem como preço médio R$160,00 por apenas R$20,00 e calças de R$350,00 para R$150,00.





Então meus caros, quando ouvires a cretina frase da ´´tendência da não tendência``, duvidem até o fim, e liguem as antenas, os olhos e pesquise em outras fontes.


Comportamento, não é algo que simplesmente ´´surge``mas ele se forma, aos poucos e não só pode como deve, ser interpretado de diversas maneiras, o problema é que com tanta indformação vai ficando cada vez mais difícil identifica-lo.




Mais uma vez eles tentaram e em vão não conseguiram, acabar com a tendência.O que existe por trás disso, e que é mais difícil de se identificar é a anti-moda.


Anti-moda oitentista de marc jacobs em seu último desfile na NY Fashion Week


Mas isso é tema pro próximo capítulo.





Um beijo em vcs!!!

2 comentários:

Marcos Mansano disse...

é, a crise está ai, batendo na nossa porta. Depois dizem que não está afetando o Brasil.

Fashionfield disse...

Oi Augusto! É a Camila q trabalhava na Empório Fashion, td bem? Adorei seu blog,viu? Muito bacana mesmo!!!
Bjusssss, mande notícias!!!!