domingo, 8 de março de 2009

Um laboratório a céu aberto.Benedito Calixto




Obviamente todos nós conhecemos a praça benedito calixto, que, aos sábados, conta com umafeira de antiguidades reacheada de verdadeiros tesouros e claro, todos os brechós, bares e feirinhas adjacentes que juntamente com a tribo dos ´´descolados(?)`` compõe esse cenário retrô e boêmio.

O que poucos sabem é, quem foi Benedito Calixto?
Pintor, nascido no século XIX e que não fez parte da vanguarda de seu tempo,mas da trupe dos artistas mais renomados de seu tempo.
Su obra é caracterizada pela realidade com a qual são retratadas cenas, paisagens e principalmente acontecimentos históricos de sua época.
Sua obra está muito mais relacionada a fidelidade da realidade do que a um escapismo metafórico, como tantos outros pintores.

Está localizada em Santos a Fundação Pinacoteca Benedito calixto, com uma exposição permanete de suas obras.

Interessante dizer também que feirinha da benedix(íntimo já.) carrega em si uma mistura muito interessante de pessoas( idosos, crianças,modernos,gays,gringos), referências históricas e mais ainda um laboratório de pesquisas muito rico e proveitoso, principalmente pra gente que trabalha com moda,cores e referências visuais.

O estilista Waçter Rodrigues está sempre pr lá garimpando e inclusive, eu mesmo já o entrevistei e postei nesse mesmo blog que vos fala.


______________________________**_______________________________
Paralelo a isso, estamos desenvolvendo sob orientação da professora Jô Souza, um trabalho intitulado Moda Cidade, que tem como foco desenvolver um produto de moda(guia) com os principais pontos da nossa cidade.
As fotos deste post foram feitas por mim, sob alguns dos meus pontos de vista da Benedito.
É só o começo de um grande trabalho.Espero que gostem.

Um bjo em vcs!

2 comentários:

Marcos Mansano disse...

incrível!
Benedito Calixto é de uma riqueza imensa! Fonte máxima de pesquisa.

adorando

Luana Ribeiro disse...

Benedix!!
Este blog tá empoeirado...