segunda-feira, 7 de julho de 2008

Art Popular; pode acreditar que não é só uma banda de pagode

A cultura Pop, teve seu auge nos anos 60, uma das décadas mais criativas tanto na moda quanto em tantos outros segmentos como arte,arquitetura,música etc...Uma das personalidades que mais fez propagar a imagem Pop foi Andrew Warhola ou Andy Warhol.


Esse artista,-pintor, cineasta, produtor- tornou-se famoso por usar em suas obras ícones que remetiam à cultura de massa, como as latas de sopa
O mestre Yves Saint Laurent fez um vestido usando uma obra do artista plástico Piet Mondrian; estranha e maravilhosamente Pop,não acham?
campbell ,Marilyn Monroe, Mickey Mouse,etc.
Assim é o espírito da POP ART ,como o próprio nome já diz.O que ela nos propõe é uma reflexão por meio de seu humor característico e sua inerente ironia disciplicente;é o fato de que ela traz sempre um problema ou definindo melhor,uma problematização.Sim, são coisas diferentes.


A problematização vem antes do problema em si;bagunça e critica, deixando sempre a dúvida, tendo não só o dever de fazer com que busquemos o conhecimento como também a obrigação de confundi-lo. A pop arte é quase isso, parece bagunça, mas é bem organizada.


Por trás de suas obras divertidas encontra-se quase sempre uma crítica à sociedade capitalista, massificada, transformando tudo em ´´grandes`` simulacros, isto é, hiper-real,mais que real. Também carrega em sua estrutura, mãe da ´´pós-modernidade`` , a união contrastante entre cultura de massa e cultura erudita; aos olhos leigos a crítica irônica contida nessas essas imagens supercoloridas e de tons flúor podem passar meramente desapercebidas.




Beleza e Guerra neste trabalho de Claes Odenburg




Richard Hamilton,atingiu em sua trajetóeia, status entre os intelectuais dos anos 90





´´Eu gosto de fingir que minha arte não tem nada a ver comigo`` Roy Lichtenstein



Mais:


O movimento fez escola e aqui no Brasil têm um artista plático que faz um trabalho bacanudo com forte influência do moviemnto;seu nome é Sérgio Astral e ele ilustra desde artistas ícones como Carmen Miranda,John Lennon até puffs e Interiores, onde o seu trabalho aparece de forma mais clean.Sua história completa, assim como as fotos de seus trabalhos, podem ser conferidas no seu site pessoal;http://www.sergioastral.com.br/-vale a pena conferir!



2 comentários:

Marcos Mansano disse...

sempre gostei da moda dos anos 60... e da pop art tbm.... eu vi uma pequena exposicao do sergio astral q estava tendo no metro vila madalena.... mto legal... conheci ele la e adorei...
ele é bom mesmo

Depois não diga que eu não avisei... disse...

Há vários estudiosos que afirmam que a Pop-art não é arte, eu discordo,senão Dadaísmo também não seria... E pra mim, nada é mais "artístico" que Duchamp.

Sou suspeita para falar, mas amo Pop-art, é irônica, divertida e questionadora! Amei o post! Escreve muito bem, Guto! Bjãão